Pré-história Brasileira

O estudo da origem e evolução de culturas nas épocas nas épocas pré e pós-cabralina esbarra em lacunas que impedem a visualização completa do problema, fazendo com que pesquisadores permaneçam, em geral, no campo das hipóteses.

As atuais informações sobre tal ocupação caracterizam-se, muitas vezes, pela ocorrência de dados incompletos referentes ao contexto cultural, ausência de controle cronológico e padrões de povoamento da área.

O estudo da pré-história brasileira apresenta como requisito fundamental para a reconstrução de grupos desaparecidos, o atrelamento a caracteres  ambientais para que se consiga uma ampla visão de conjunto.

Embora se enfatize um quadro geral da problemática da ocupação humana na América do Sul, e, mais especificamente, no Brasil, o contraste ambiental observado no clima e na vegetação constituíram um poderoso obstáculo ao movimento  de populações ou elementos culturais, obrigando a divisão da pré-história brasileira em em duas regiões arqueológicas: a da Bacia Amazônica e a da Faixa Costeira.

A primeira tipifica-se como uma região onde predominam as planícies, com elevada temperatura, inundações periódicas e exuberante vegetação e que, embora ecologicamente vasta, apresenta certa uniformidade na utilização da flora e da fauna. A segunda apresenta-se com clima que varia de temperado, com invernos frios e chuvas regulares durante o ano, sobretudo ao sul, com índice pluviométrico maior ao norte, que apresenta extensos cerrados e florestas restritas à área costeira, vegetação semi-árida de terrenos elevados (Programa Nacional de Pesquisas Arqueológicas - PRONAPA/1969).

As informações herdadas de cronistas como Caminha (1500), Pedro de Magalhães Gandavo (1555) e Gabriel Soares de Souza (1585), só recentemente estão sendo complementadas com uma visão científica dos problemas que envolvem a cultura e as migrações pré-históricas nas atuais regiões Norte e Nordeste, e raras são as evidências arqueológicas da presença do homem pré-cabralino nestas regiões que reafirmem aquelas informações.


Você está em

RESUMOS HISTÓRICOS/Pré-história brasileira